Pular para o conteúdo principal

“Penápolis no Rastro Ambiental” 21/05/2018


O Conselho Municipal de Meio Ambiente – CMMA, está desenvolvendo uma ação aberta a população penapolense, que visa conhecer espaços preservados ou que estejam sofrendo algum impacto ambiental e que precise de medidas para sua mitigação.
Objetivos:
·         Mostrar a importância ambiental de várias áreas no município de Penápolis.
·         Identificar ambientes na cidade, espaços ocupados pelo homem com sua interferência de forma positiva ou negativa;
·         Garantir um ambiente mais harmonioso e sustentável para as futuras gerações;
·         Incentivar a transformação do local, através de ações que ajudem a recuperar o que foi degradado, caso alguma situação foi observada.
A primeira visita ocorreu em 21 de maio de 2018, na Escola de Bushcraft e Interpretação Ambiental, que fica à beira do Retiro.
A escola desenvolve vivências na natureza e educação ambiental além de diversos projetos no município e região com objetivo de turismo e conservação do meio ambiente.
O Conselho Municipal de Meio Ambiente avalia a escola como modelo de sustentabilidade e educação ambiental, devido as práticas de cuidado com a natureza e no formato de preservação ambiental na área rural de Penápolis.

Através do site https://www.escoladebushcraft.com.br/ é possível conhecer o trabalho da escola e entrar em contato para maiores detalhes.









Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Política Animal de Penápolis - 1

O Conselho Municipal de Meio Ambiente de Penápolis colocou em pauta a questão da política animal no município. Como convidada especial, contamos com a presença da veterinária da prefeitura Larissa Paula Lundsted, a qual explicou sobre o novo CCZ - Centro de Controle de Zoonoses, obra da Prefeitura Municipal de Penápolis que ampliará o espaço para atendimento à população, bem como o espaço necessário para trabalho dos veterinários. O CCZ está com as obras em fase final e nos próximos meses será realizada compra dos equipamentos necessários para sua operação. Além de ampliar a área de atendimento, o novo espaço contará com sala cirúrgica, sala de eutanásia, sala para atendimento clínico e sala administrativa. Este Centro é uma grande obra movida pela Prefeitura, que poderá futuramente oferecer o serviço de castração de animais. A veterinária Larissa, explica que ainda é apenas o primeiro passo, apesar de ter um espaço maior, ainda não existe equipe formada para realizar procedi

Atividades CMMA – 1º Semestre de 2018

Durante o primeiro semestre de 2018 o Conselho de Meio Ambiente se reuniu quatro vezes, nos meses de janeiro, abril, maio e junho, e destacamos a seguir os principais temas discutidos nas reuniões. Tratou-se da revisão dos valores de multas relacionadas a arborização urbana. Após discussão e verificação da legislação atual, foi constatado que os valores atuais estão adequados e que a legislação não necessitava de alteração. Outro assunto foi a revisão da atribuição dos fiscais de obras e posturas do município. Foi decidido que será proposto que os ficais terão a atribuição de: “Fiscalizar a limpeza de imóveis abandonados, podas e erradicações de árvores e outros dispositivos relacionados à legislação ambiental municipal, podendo emitir notificações, realizar vistorias e aplicas autos de infração. ” Em abril o conselho recebeu um ofício da Câmara de vereadores solicitando informações sobre o assoreamento das lagoas de tratamento de efluentes do município, o conselho questionou

DECLARAÇÃO DE IMUNIDADE AO CORTE

Você sabia? A lei de arborização urbana de Penápolis prevê que árvores possam ser declaradas imunes ao corte. Isso mesmo, não poderão ser cortadas. Essa declara ção se dá por ato do executivo nos casos que são justificados por motivo de sua localização, raridade, antiguidade, interesse histórico, cientifico e paisagístico, ou por sua condição de porta sementes. Qualquer interessado poderá solicitar declaração de imunidade ao corte, através de pedido escrito ao Prefeito Municipal, incluindo a localização precisa da árvore, características gerais relacionadas com a espécie, o porte e a justificativa para a sua proteção. Se você cidadão, acredita que exista uma árvore na cidade que deve receber a Declaração de Imunidade ao Corte, mobilize-se, procure a Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente ou a Prefeitura para que essa árvore seja preservada. Em Penápolis ainda não existe nenhuma árvore que foi declarada imune ao corte. O Conselho Municipal de Meio Ambiente está